LPF e fisioterapia na dor crônica:
Assim como o Pilates e o RPG, o LPF – 𝗟𝗢𝗪 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗦𝗨𝗥𝗘 𝗙𝗜𝗧𝗡𝗘𝗦𝗦 – é um método mundialmente conhecido, que associa POSTUROLOGIA + TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS + FORTALECIMENTO através de um trabalho muscular específico da musculatura do CORE ou power house – assim conhecido pelos praticantes de pilates; O conhecido centro de força (CORE) compreende os músculos do abdômen, músculos da coluna vertebral , diafragma e assoalho pélvico.
“Em uma casa com paredes fortes não existem problemas estruturais“. Traduzindo para nossa realidade: quem tem o CORE funcional não tem disfunções ou doenças da coluna vertebral.
O LPF é famoso por englobar uma técnica milenar – VÁCUO DIAFRAGMÁTICO conhecido também como: “técnica da barriga negativa” – ele comprova que através do “lifting muscular” conseguimos ganhar ALONGAMENTO FASCIAL (tecido que envolve os órgãos, músculos e articulações do nosso corpo), por isso é muito eficaz tanto no tratamento de condições crônicas (FIBROMIALGIA, LOMBALGIAS, HÉRNIAS DE DISCO, ARTROSES e DOR CRÔNICA),bem como, em condições não crônicas ou agudas, como:
- Reabilitação pós parto – CORREÇÃO DE DIÁSTASE ABDOMINAL – diminuindo a flacidez da musculatura do abdômen através da tonificação destes músculos – treino de hipertonia muscular.
- Tratamento das disfunções do assoalho pélvico e saúde da mulher – INCONTINÊNCIA URINÁRIA, bexiga baixa ou cistocele, dor pélvica, dispareunia, síndrome da tensão pré menstrual…
- Reabilitação e manejo em pré e pós operatórios: cirurgias plásticas – cirurgias bariátricas – cirurgias corretivas de hérnias abdominais – cirurgias torácicas – cirurgias uroginecológicas; atuando tanto na preparação tecidual (trabalho de hipertrofia e hipertonia dos músculos e da pele) como em pós operatórios imediatos e tardios, atuando na reorganização cicatricial e correção das ADERÊNCIAS CICATRICIAIS através do alongamento axial)
- Reabilitação respiratória – pacientes em PÓS-COVID e ou portadores de síndromes respiratórias (ASMA, DPOC, ENFISEMA PULMONAR…) pelo ganho de função do músculo diafragma.
O LPF é um grande aliado da FISIOTERAPIA NA DOR CRÔNICA. Por ser considerado uma TÉCNICA HIPOPRESSIVA, propicia a equalização de pressões tóraco- abdomino-pélvica através da tríade (posturologia + respiração + fortalecimento muscular) descrita nos exercícios propostos pelo método, atingindo resultados satisfatórios na otimização do tratamento de condições ou doenças que acometem parte significativa da sociedade moderna (ansiedade, depressão, pânico, dor crônica, fibromialgias, lombalgias e etc…) pois sabe-se que, fatores psicológicos estão fortemente relacionados à baixa performance respiratória, que passa à ser um gatilho para condições disfuncionais crônicas (envelhecimento precoce e adoecimento populacional).
Com o LPF e a fisioterapia na abordagem da dor crônica, te ajudo à retomar o CONTROLE do respirar corretamente, trazer funcionalidade para o seu corpo, educar a sua dor e viver mais feliz!!! Vamos juntos!